Conheça os benefícios do suco detox
4 de março de 2020
Como as atividades físicas interferem na saúde sexual?
16 de março de 2020
Exibir tudo

10 dicas para desenvolver bons hábitos alimentares

É sabido que os alimentos que ingerimos influenciam nossa saúde física e mental, seja de modo positivo ou negativo. Optar por refeições adequadas e equilibradas ajuda a melhorar a qualidade de vida, emagrecer e a manter a saúde. Da mesma forma, nosso organismo, munido de nutrientes essenciais, estará mais protegido contra doenças.

Confira abaixo algumas dicas e atitudes que podem nos ajudar a manter a saúde e obter novos e bons hábitos alimentares:

  1. Opte por alimentos integrais, pois pães e macarrões feitos com farinha deste tipo fornecem mais fibras. Assim, há controle das taxas de açúcar no sangue, melhora da sensação de saciedade e controle do peso.

  2. As frutas podem compor seu lanche intermediário e o indicado é consumir de três a cinco frutas diariamente. Elas são fontes de fibras, vitaminas e minerais, além de ajudarem a manter a glicemia estável.

  3. Mantenha seu organismo hidratado, já que o consumo diário de três litros de água é indicado por médicos de diversas áreas. Isso acontece porque os líquidos colaboram para o funcionamento de todo o organismo, como pele, unhas, intestino e cabelos. Para não se esquecer de beber água, mantenha uma garrafinha por perto, crie alertas no seu computador ou celular.

  4. Não pule as refeições, especialmente as principais, como café da manhã, almoço e jantar. O ideal é que elas sejam intercaladas por lanches, respeitando o intervalo de três horas entre as refeições.

  5. Controle a ingestão de sal, pois ele aumenta as chances de desenvolver doenças cardiovasculares e hipertensão arterial. O excesso de sal também pode causar inchaço e retenção de líquidos. Para sentir menos falta do sal nos alimentos, tempere seus alimentos com temperos naturais, como alho, cebola e ervas. É importante ressaltar que alimentos embutidos como salsichas, linguiça e presunto possuem alta concentração de sódio.

  6. Modere o consumo de bebidas alcóolicas, pois elas podem ser altamente calóricas e sem benefícios nutricionais. O consumo exagerado de álcool pode provocar hipoglicemia e prejudicar o funcionamento do fígado.

  7. Controle o consumo de bebidas e alimentos com cafeína. Café, chocolate, chá mate e refrigerantes à base de cola são ricos em cafeína. Em excesso, essa substância aumenta a liberação de adrenalina, influenciando a pressão arterial e sobrecarregando o coração.

  8. Conserve o prazer de comer mastigando bem, degustando sabores e aproveitando o momento da refeição. Quanto mais tempo levamos mastigando um alimento, maior a produção de substâncias que atuam sobre a saciedade. Permita que seu organismo note a ingestão do alimento.

  9. Preste atenção às cores dos alimentos. Inclua porções de legumes e vegetais coloridos à sua refeição a fim de garantir uma maior variedade e quantidade de nutrientes. 
  10. Dê preferência às carnes magras, aves sem pele e peixes. Para preparo, escolha as opções cozidas, assadas ou grelhadas. 

 

Mudar seus costumes pode ser uma tarefa difícil. Para adquirir bons hábitos alimentares de forma saudável, busque aconselhamento médico. O profissional especializado poderá avaliar seu organismo e sugerir o melhor modo de atingir seu objetivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?
Envie uma mensagem aqui e te responderemos o mais breve possível.
Powered by