Saiba mais sobre os esteroides anabolizantes
Saiba mais sobre os esteroides anabolizantes
30 de setembro de 2020
Conheça os benefícios dos chás e invista na sua saúde!
Conheça os benefícios dos chás e invista na sua saúde!
14 de outubro de 2020
Exibir tudo

BCAA: o que é e para que serve?

BCAA: o que é e para que serve?

Você já ouviu falar em BCAA? Essa sigla corresponde ao termo em inglês “Branched Chain AminoAcids” e, em português, remete aos três aminoácidos proteicos de cadeia ramificada. Estes aminoácidos são L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina, encontrados em alimentos como ovos, leguminosas, carnes, leite e derivados.

Seus benefícios são amplamente conhecidos na nutrologia esportiva, sendo estes aminoácidos metabolizados nos músculos e não no fígado. No entanto, é recomendado buscar aconselhamento médico antes de começar a consumir o BCAA.

Quais são as funções do BCAA?

O BCAA ajuda as células na produção de proteínas e participa do processo de geração de energia durante a prática de atividade física. Este efeito é sentido de modo mais claro durante a realização de exercícios de longa duração, já que reduz a fadiga. Ele também é fonte de energia, atua como estímulo à liberação de insulina e evita o catabolismo muscular.

Quais são os benefícios do BCAA?

Estes aminoácidos ajudam no ganho de massa muscular, na melhora da imunidade e no controle da fadiga. O BCAA também facilita a recuperação muscular após os treinos e diminui os riscos de lesão muscular devido ao exercício físico. Seu uso também é benéfico contra a encefalopatia hepática, a desnutrição energética proteica e em pacientes com mobilidade reduzida.

A regulação de hormônios e de processos hormonais pelo BCAA ocorre devido ao aumento dos níveis de testosterona. Também há redução do cortisol e da produção de serotonina. Como resultado, há facilitação da hipertrofia, controle de peso e diminuição do cansaço tanto durante quanto após a realização da atividade.

Como deve ser o consumo de BCAA?

O consumo de BCAA deve ser indicado por um profissional habilitado. Para garantir seus benefícios, é necessário que o médico avalie, de forma individual, a necessidade e o objetivo do paciente. Sendo assim, a dosagem pode variar conforme o tipo e a duração do exercício que será realizado pelo paciente.

Estes aminoácidos são encontrados na forma de cápsulas ou em pó e seu consumo, de modo geral, é recomendado em dias de treino.

Quem pode consumir BCAA?

De forma geral, este tipo de suplemento é indicado para atletas, esportistas, fisiculturistas e praticantes de atividades físicas. Pacientes com doenças como encefalopatia hepática, desnutrição energética proteica e degeneração espinocerebelar também podem ser orientados a consumir estes aminoácidos.

Da mesma forma, crianças, idosos, gestantes e lactantes só devem consumir BCAA caso haja indicação médica. A interação destes aminoácidos com substâncias alcoólicas não é recomendada.

O médico também deve ser informado sobre o uso de medicamentos, especialmente os de uso contínuo. O profissional, então, poderá considerar estas interações durante a avaliação.

Quais são os riscos do consumo de BCAA?

Quando consumido em excesso ou sem orientação médica, o BCAA pode aumentar a frequência cardíaca. Também podem ocorrer transtornos gastrointestinais tais como diarreia, prejudicando a absorção de outros aminoácidos.

Quer saber mais sobre o BCAA? Entre em contato conosco e marque sua consulta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
1
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?
Envie uma mensagem aqui e te responderemos o mais breve possível.