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Cinco mitos fitness que atrapalham o desempenho nos exercícios

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1 – Quanto mais longo o treino, melhor – MITO

 

Estudos comprovaram que três sessões HIIT de 27 minutos semanais têm os mesmos benefícios aeróbicos e anaeróbicos que cinco sessões de cardio aeróbico de 60 minutos por semana. Tais benefícios incluem mais calorias queimadas e aumento da resistência muscular.

O objetivo de treinos curtos e práticos é garantir resultados mais rápidos e certeiros para cada pessoa.

 

2- Exercícios com peso corporal não desenvolvem músculos – MITO

Usar o próprio corpo como resistência é um estímulo de sobrecarga para seus músculos, não apenas para ganhar força, mas também massa magra. Os músculos são formados quando fazem mais força do que o comum e, depois, há um descanso para que eles possam se adaptar à carga maior.

 

Na realidade, não importa como essa força é alcançada. Os ombros não saberão a diferença entre exercício de ombro com pesos ou o levantamento de seu próprio peso em uma barra. Portanto, é possível ganhar massa muscular fazendo exercícios com peso corporal; o trio boa resistência, nutrição e descanso são essenciais para atingir tal objetivo.

 

3- Treino de força não ajuda no desempenho de corrida – MITO

O treino de força pode melhorar o direcionamento neural, levando a ganhos de desempenho através de um aumento na taxa de desenvolvimento de força (TDF), ou seja, sobre quão rápido a força muscular pode ser produzida. A quantidade de força que pode ser produzida durante o início de uma contração muscular pode ter um grande impacto no desempenho do corredor.  A alta TDF dos corredores de elite permite que eles gerem muita força rapidamente, impulsionando-os para frente com mais rapidez, ou seja, eles correm mais rápido.

 

4 – Para a corrida, só usamos as pernas – MITO

Não adianta treinar apenas pernas para ter um bom desempenho na corrida. Os músculos do abdômen são a força estabilizadora na atividade. Eles desempenham um papel importante para manter o corpo ereto e estável durante corridas e tiros curtos. Por isso, para quem gosta de correr, é recomendado dedicar tempo também para trabalhar em seu abdômen, pois sem dúvida levará a um aumento no desempenho e na eficiência da corrida.

 

5- Abdominais resultam em abdômen tanquinho – MITO

Está enganado quem pensa que o segredo para um abdômen definido são os exercícios abdominais. Os músculos abdominais já estão segmentados, mas geralmente estão escondidos sob uma camada de gordura corporal. A chave para um abdômen tanquinho visível é ter uma baixa porcentagem de gordura corporal. O fortalecimento do abdômen com os exercícios básicos tradicionais não é suficiente, é preciso ser magro o suficiente para que a definição do abdômen fique visível.

 

 

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