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Como as atividades físicas interferem na saúde sexual?

O hábito de praticar exercícios físicos traz inúmeros benefícios ao organismo, melhorando tanto a saúde física quanto a mental. Há melhora na circulação sanguínea, fortalecimento muscular e menor risco de desenvolver determinadas doenças.  Mas você sabia que a prática de atividades físicas pode ajudar a melhorar o apetite sexual? Diversos estudos confirmam que o desempenho sexual está ligado a essas atividades.

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Quais são os benefícios das atividades físicas?

Os exercícios físicos auxiliam a manutenção de estruturas musculares e ósseas, previnem a hipertensão arterial e devolvem a sensação de controle ao paciente. Ela também melhora a capacidade de combate ao estresse e alivia tensões musculares. Além disso, serve como válvula de escape para questões e problemas cotidianos. 

Entre as doenças que o exercício físico pode prevenir estão as cardíacas, asma, osteoporose e diabetes. Estas atividades também combate a depressão, reduzindo a ansiedade, melhorando o humor, a autoestima e a autoconfiança.

 

Qual é a relação entre a atividade física e a saúde sexual?

Existem bastantes explicações sobre como a fisiologia responde à prática de exercícios. Além dos já citados, em ambos os sexos há melhora na circulação sanguínea, beneficiando também os órgãos genitais. Isso é possível devido à manutenção da saúde dos vasos sanguíneos. Exercícios mais prolongados ajudam o organismo a liberar hormônios e endorfinas. 

Nos homens, também há aumento ou controle da queda dos níveis de testosterona, já que a produção deste hormônio tende a diminuir com o avançar da idade. Estudos revelam que homens que se exercitam regularmente possuem melhor desempenho sexual. Em média, a duração da relação dos praticantes de atividades físicas é cinco minutos maior do que a de indivíduos sedentários. Entre os exercícios relacionados estão atividades diárias como correr, andar de bicicleta ou levantar peso.

A ejaculação precoce, que atinge de 21% a 33% da população masculina sexualmente ativa, é mais comum entre homens sedentários. Já cerca de 70% dos casos de disfunção erétil são resolvidos com a prática diária de exercícios físicos. Sendo assim, a prática regular de atividades físicas ajuda a manter a saúde sexual.

 

Qual o horário mais indicado para a prática de exercícios?

De modo geral, o período da manhã é momento mais propício para a queima calórica, sendo o horário mais indicado para se exercitar. No entanto, no período da noite, recomenda-se relaxar, a fim de melhorar a sensação de bem-estar corporal.

 

Quais são as recomendações quem quer praticar uma atividade física?

Os exercícios físicos, de preferência, devem movimentar vários grupos musculares e ser praticados regularmente. Durante o treino, de acordo com a indicação de um profissional de educação física, você pode intercalar atividades aeróbicas e anaeróbicas. Assim, garante os benefícios dos diferentes tipos de exercícios.

Antes de começar a prática de atividades físicas para melhorar sua saúde sexual, procure um médico de sua confiança. É importante ter seu caso avaliado corretamente porque cada organismo reage de modo diferente aos mesmos estímulos. O programa de treino também deve ser montado de modo individual, considerando os objetivos de cada paciente.

 

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