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Como as bananas podem colaborar com a recuperação muscular

As bananas são frutas comuns no Brasil, além de serem umas das que fornecem energia mais rapidamente. Além disso, uma unidade média fornece cerca de 100 calorias, sendo interessante para quem mantém uma dieta hipercalórica. Mas você sabia que a banana também auxilia na recuperação muscular?

Recomenda-se o consumo de carboidratos e proteínas até duas horas após a realização do exercício físico. O objetivo desta prática é promover a recuperação muscular e o reparo do tecido, exercitado recentemente.

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Por que meu músculo deve se recuperar após a atividade física?

O período pós-treino engloba uma fase chamada de recuperação energética. O objetivo desta fase é repor as reservas de glicogênio, tanto muscular quanto hepático, além de recuperar perdas hidroeletrolíticas. Também ocorrem a restruturação celular, a melhora muscular e a redução de possíveis impactos causados ao sistema imunológico.

A banana também é conhecida por sua eficiência contra câimbras, uma vez que possui magnésio e ajuda a relaxar os músculos. Este elemento também auxilia no transporte de energia e na síntese de proteínas.

 

Qual a relação entre a banana e a dor muscular tardia?

Estudos indicam que a banana reduz a atividade do gene COX2, que provoca a dor muscular. Exames sanguíneos realizados em ciclistas mostraram 18 tipos de metabólitos responsáveis pela inibição deste gene após o consumo da fruta. Isso prova que as bananas podem evitar a dor pós-treino, também chamada de dor muscular tardia. Além disso, elas também combatem a inflamação muscular.

 

Posso optar por bebidas esportivas?

Apesar de não apresentarem a mesma capacidade antioxidante que as bananas, os isotônicos possuem sódio, potássio e carboidrato em sua composição. Seu consumo pode ser mais vantajoso em treinos mais longos e intensos após análise e indicação de um médico especialista. Sendo assim, as bananas, que possuem frutose, potássio, vitamina C, vitamina B6 e fibras, são mais indicadas para consumo geral.

 

Quais são outras vantagens do consumo de banana?

Mesmo que você não pratique atividades físicas, as bananas trazem muitos outros benefícios. Por possuírem vitaminas do complexo B, como B1, B2, B6 e B12, atuam diretamente sobre o sistema nervoso. A vitamina B6 também age sobre os sintomas da tensão pré-menstrual, aliviando-os. A banana também é rica em ferro, elemento que estimula a produção de hemoglobina e auxilia a reduzir a anemia. O potássio contribui para a diminuição de sódio no organismo, o que faz da banana uma aliada no combate à pressão alta.

A fruta também contém o aminoácido triptofano, precursor da serotonina. Por isso ela atua sobre o humor e o sono, ajudando a reduzir estresse e problemas emocionais. A banana possui muitas fibras, essenciais para a regulação do fluxo intestinal, além de contribuir para a sensação de saciedade. 

A banana aumenta a disposição física e mental, uma vez que possui três tipos de açúcares: frutose, glicose e sacarose. Isso permite a regulação dos estoques de energia. Além da fruta propriamente dita, outra forma de ingerir bananas é através de um saboroso shake proteico.

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