Telemedicina: o que pode e o que não pode ser feito
21 de abril de 2020
Conheça os perigos da desidratação durante os exercícios
4 de maio de 2020
Exibir tudo

Conheça a relação entre hipertrofia, alimentação e descanso

Você sabe o que é hipertrofia? Ela consiste na resposta muscular aos estímulos gerados pela atividade física. Sendo assim, o treino de hipertrofia visa aumentar o tamanho dos músculos. Para alcançar este objetivo, é preciso combiná-lo com descanso regular e alimentação balanceada.

AGENDE UMA CONSULTA

Quais são os efeitos da hipertrofia?

A prática de exercícios intensos leva ao desgaste das fibras dos músculos e a recuperação acarreta seu desenvolvimento. Sendo assim, é após o treino que o organismo se recupera do estresse provocado pelo exercício, tornando os músculos cada vez mais fortes. Além disso, a hipertrofia ajuda a eliminar a gordura corporal, melhora a circulação sanguínea e protege articulações. Ela também beneficia o organismo ao aumentar a disposição e a resistência, contribuindo para o bem-estar e para uma melhor qualidade de vida.

 

Por que é importante respeitar os intervalos entre as séries?

Este é um passo importante para a recuperação do organismo. É importante respeitar o período estabelecido pelo profissional de educação física, de forma que ele não seja nem reduzido e nem prolongado. Isso acontece porque um período de descanso menor do que o necessário pode gerar resultados menos efetivos. Da mesma forma, aumentar o período de descanso impede que os músculos recebam o estímulo no tempo correto.

Assim como o descanso entre as séries, também é essencial descansar o organismo como um todo após a conclusão do treino. Isto se deve ao fato de que, quanto mais intenso o estímulo, mais energia seu corpo gasta para se restabelecer.

 

Por que devo buscar aconselhamento profissional?

Cada organismo reage de forma única a estímulos como exercícios físicos. Sendo assim, existem orientações específicas para cada pessoa, por isso é tão importante buscar o aconselhamento de profissionais de educação física. A avaliação médica, por sua vez, permite a identificação de fraquezas e pontos fortes a fim de determinar exercícios adequados.

A orientação profissional também previne contra lesões, já que evita sobrecarga e esforços inadequados. Assim, é possível garantir a sua saúde e alcançar os resultados esperados. A adequação e troca das séries são fundamentais para dar continuidade ao seu crescimento e não estagnar os resultados.

Também é sabido que exercitar o mesmo grupamento muscular diariamente pode levar à perda de massa muscular. Por outro lado, o crescimento muscular ocorre quando o músculo recebe mais estímulo do que o habitual, se adaptando a condições cada vez mais exigentes. Por isso, o profissional de educação física irá orientar quanto a não treinar todos os dias da semana ou mesmo adaptar cargas e repetições.

 

Qual é a importância da alimentação?

Ao manter uma alimentação equilibrada, você garante o combustível para o treino. Com isso, aumenta as chances de alcançar sucesso da recuperação durante o descanso. Mais uma vez, é preciso conhecer as necessidades de cada organismo a fim de definir dietas e quantidades ideais de nutrientes.

De modo geral, alimentos como frango, peixes, ovos, batata doce e arroz integral são indicados para quem quer ganhar massa magra. Também é preciso estar atento à ingestão de água, fibras e gorduras benéficas. Para uma alimentação mais detalhada, busque o aconselhamento de profissionais como nutrólogos ou nutricionistas.

AGENDE UMA CONSULTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?
Envie uma mensagem aqui e te responderemos o mais breve possível.
Powered by