BCAA: o que é e para que serve?
BCAA: o que é e para que serve?
7 de outubro de 2020
Nutrologia médica e nutrologia esportiva: conheça diferenças e benefícios
Nutrologia médica e nutrologia esportiva: conheça diferenças e benefícios
21 de outubro de 2020
Exibir tudo

Conheça os benefícios dos chás e invista na sua saúde!

Conheça os benefícios dos chás e invista na sua saúde!

Os chás são bebidas poderosas capazes de potencializar os benefícios de cada erva utilizada. Eles, que podem ser consumidos quentes ou gelados, ajudam a manter o organismo hidratado. Os chás também são conhecidos por proporcionar momentos prazerosos e de satisfação pessoal. Mas você conhece os benefícios dos chás?

Quais são os benefícios dos chás?

De forma geral, essas bebidas melhoram os níveis de concentração e de energia, além de ajudar a prevenir ou tratar diversas doenças. Entre estas estão doenças cardiovasculares, aterosclerose e diabetes.

Estudos indicam que alguns chás podem atuar como inibidores do desenvolvimento de células potencialmente cancerígenas, já que interrompem a chegada do fluxo sanguíneo ao tumor. Além disso, eles também possuem propriedades capazes de estimular a autodestruição destas células cancerígenas.

Os chás também são auxiliares na redução dos níveis do colesterol LDL, uma vez que estimulam o metabolismo lipídico. Estas bebidas possuem função antibacteriana e também ajudam a purificar o organismo e eliminar toxinas, o que as faz contribuir para a retenção de líquidos.

Conheça os benefícios de alguns chás:

Boldo: o chá de boldo estimula o funcionamento da vesícula biliar e facilita a secreção da bílis. Ele também favorece a digestão de gorduras e reduz dores estomacais e do fígado, diarreia e gases intestinais.

Camomila: possui ação imunoestimulante e bacteriostática, além de propriedades ansiolíticas, sedativas e calmantes. Também possui efeito digestivo, antiespasmódico e anti-inflamatório.

Chá branco: rico em polifenóis, neutraliza os radicais livres e combate o envelhecimento celular. Também atua de forma benéfica sobre o metabolismo e sobre a eliminação da gordura corporal. Possui ação anti-inflamatória e antigripal, favorecendo o sistema imunológico.

Chá preto: este chá é conhecido por beneficiar ossos, batimentos cardíacos, músculos e nervos. Ele também melhora a respiração e auxilia o metabolismo das proteínas e a divisão celular.

Chá verde: conhecido por combater o envelhecimento precoce, também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, cáries e diversos tipos de câncer. O chá verde possui ação anti-inflamatória e antigripal, além de beneficiar o sistema imunológico e acelerar o metabolismo e a queima de gordura.

Erva mate: este chá atua como estimulante das atividades física e mental, beneficiando nervos e músculos. Como resultado, há redução da fadiga, melhora da circulação e do ritmo cardíaco. Esta erva também favorece a digestão, facilitando a evacuação e produção de urina.

Erva-doce: a erva-doce estimula o apetite ao mesmo tempo em que melhora a digestão e o funcionamento intestinal. Também possui ação expectorante e diurética, além de facilitar a coagulação do sangue e a construção muscular.

Menta e hortelã: são eficazes contra náuseas, enjoos matinais, inchaço e flatulência. Estas ervas também estimulam a secreção dos sucos digestivos e seu vapor melhora a respiração.

Quais são as desvantagens do consumo de chás?

O consumo excessivo de chás pode causar náuseas, desconforto estomacal e alterações intestinais. Também é preciso avaliar possíveis alergias a fim de evitar reações adversas. A interação com determinados medicamentos deve ser avaliada por um médico de sua confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
1
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?
Envie uma mensagem aqui e te responderemos o mais breve possível.