Saiba por que a automedicação é prejudicial à saúde
23 de agosto de 2019
Sou vegetariano e quero músculos. E agora?
13 de setembro de 2019
Exibir tudo

É possível hipertrofiar e emagrecer ao mesmo tempo

Parece um sonho: perder peso enquanto ganha músculos! No entanto, essa realidade é comum a poucas pessoas. Isso acontece porque cada organismo responde de maneira diferente às dietas e aos exercícios físicos. Além disso, a forma como são encaradas as mudanças tanto alimentares quanto comportamentais influencia diretamente os resultados. Sendo assim, muitos optam por um objetivo de cada vez: hipertrofia ou emagrecimento. O mais importante é alcançar estes objetivos com saúde.

AGENDE UMA CONSULTA

Como posso hipertrofiar e emagrecer ao mesmo tempo?

O primeiro passo é buscar aconselhamento médico. Nutricionistas podem fornecer um plano alimentar que aumente a ingestão calórica e permita a diminuição dos níveis de gordura corporal. Munido de informações particulares sobre seu organismo, o profissional dará orientações sobre alimentação adequada. A partir disso, é essencial seguir tais orientações. 

As dietas visam estipular as quantidades de nutrientes, carboidratos e calorias ideais ao seu caso. De maneira geral, é indicado consumir menos carboidratos do que sua necessidade calórica. É importante manter a ingestão de proteínas, vitaminas, gorduras e vegetais para suprir o organismo em relação aos nutrientes necessários. 

 

Existem exercícios indispensáveis?

Sim. De acordo com a recomendação médica, o paciente poderá realizar atividades como agachamentos, supino e levantamento terra. Estes exercícios conferem resultados eficientes e são ideais para hipertrofia. Em alguns casos, pode ser indicada uma rotina de exercícios mais leve. O profissional de Educação Física irá indicar a modalidade e a intensidade corretas do treinamento, a fim de eliminar gordura e ganhar massa muscular.

É importante manter a dieta e a rotina de atividades com disciplina e responsabilidade, bem como respeitar os momentos de recuperação muscular. Para adequar o peso à capacidade do seu organismo, consulte profissionais habilitados.

 

O que esperar durante este processo?

É comum que ocorram alterações hormonais e metabólicas neste período, podendo acarretar ganho de gordura, mesmo que pouco. No entanto, a tendência é que, com exercícios e dieta adequados, a porcentagem de gordura total seja reduzida pelo aumento de massa magra.

A definição muscular também é responsável pela diminuição da quantidade de gordura corporal aliada à menor perda possível de massa magra. Sendo assim, o paciente poderá apresentar mais músculos e menos gordura corporal.

 

O que mais preciso saber sobre o processo de emagrecimento e hipertrofia?

Os métodos tradicionais de controle de peso não são exatos. Durante o processo de perda de gordura e hipertrofia, a balança comum pode não indicar alterações significativas. Isso acontece porque o peso absoluto não demonstra quanto de gordura foi eliminado, bem como a quantidade de massa magra adquirida.

A medição da gordura corporal é um dos maiores aliados no acompanhamento dos resultados. Você também pode prestar atenção ao caimento das roupas e à definição dos músculos, mas é essencial buscar acompanhamento médico. O profissional habilitado poderá analisar constantemente seus resultados, propondo alterações benéficas para alcançar seus objetivos.

Seja paciente com seu organismo e evite qualquer tipo de excesso buscando hipertrofiar e emagrecer. Uma conduta inadequada pode provocar lesões e problemas mais graves, afetando seu bem-estar e sua qualidade de vida. 

AGENDE UMA CONSULTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?
Envie uma mensagem aqui e te responderemos o mais breve possível.
Powered by