Suplementação de proteína: entenda melhor como funciona
23 de julho de 2019
Exibir tudo

Hidratação: saiba por que é importante manter seu organismo hidratado

Manter o organismo hidratado confere a manutenção e o funcionamento corretos das células corporais, além de facilitar a desintoxicação. A desidratação pode afetar funções fisiológicas e causar complicações, como aumento da frequência cardíaca, dores de cabeça, fraqueza e sonolência. Também podem ocorrer cansaço, convulsões, tontura, perda de consciência, queda da pressão arterial, falência de órgãos, coma e até morte.

Para aqueles que praticam exercícios físicos, a hidratação é essencial antes, durante e após o exercício.  Dessa forma, é indicado o consumo de líquidos não somente durante as atividades físicas ou diante da sensação de sede. 

AGENDE UMA CONSULTA

Como posso evitar a desidratação?

A desidratação pode ocorrer quando não ingerimos a quantidade necessária ou quando há grande perda de líquido. Vômitos, diarreias, febre, dias muito quentes e transpiração excessiva podem piorar este quadro.

É importante usar roupas leves e evitar a exposição direta ao sol em dias ou períodos muito quentes do ano. Procure praticar exercícios físicos nas horas mais frescas do dia.

Para evitar quadros que facilitem a perda de líquido, como diarreias, lave bem as mãos antes das refeições. Elas também devem ser higienizadas corretamente após ter usado o banheiro. Alimentos que são consumidos sem cozimento, ou crus, devem ser preparados corretamente.

No caso de crianças e idosos, é preciso verificar se eles estão consumindo a quantidade de líquido necessária. Como pessoas nessa faixa de idade podem esquecer de ingerir líquidos, é importante garantir que se mantenham hidratados.

 

Posso consumir todo tipo de líquidos?

Não. Algumas bebidas possuem substâncias prejudiciais à saúde, como gordura, açúcares, sal e corantes e conservantes artificiais. O acúmulo destes elementos no organismo pode desencadear doenças crônicas associadas a deficiências nutricionais e má alimentação. 

Sendo assim, é indicada a diminuição do consumo de bebidas alcoólicas e refrigerantes. Também é recomendado evitar a ingestão de bebidas durante as refeições, já que pode causar má digestão e diluição do suco gástrico. Além disso, beber durante as refeições também pode aumentar o volume do estômago e provocar distensão abdominal. Como consequência, o organismo entende que é preciso ingerir mais alimentos para obter os nutrientes suficientes ao seu funcionamento. Assim, nosso corpo é estimulado a comer mais. 

 

Quais são as opções para manter a hidratação do meu organismo?

Nossa principal fonte de hidratação é a água mineral. Nosso organismo humano precisa de aproximadamente três litros de água por dia para manter suas funções vitais. Entre elas estão a regulação da temperatura e o transporte de minerais e vitaminas.

Outra opção é a água aromatizada, que pode ser feita com melancia, pepino, limão, laranja ou abacaxi. A adição de galhos de hortelã e pequenos pedaços de gengibre conferem uma sensação de frescor. Para se hidratar, conte também com chás gelados, de preferência os naturais, à base de ervas e sem açúcar. Erva-mate, hibisco, camomila e gengibre são ótimas escolhas.

A água de coco repõe os sais minerais e é rica em fibras e gorduras, garantindo a saciedade por mais tempo. Os sucos são outra maneira de ingerir líquidos e manter o organismo hidratado.

AGENDE UMA CONSULTA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *