Conheça os benefícios dos chás e invista na sua saúde!
Conheça os benefícios dos chás e invista na sua saúde!
14 de outubro de 2020
Saiba mais sobre a suplementação para crossfit
Saiba mais sobre a suplementação para crossfit
28 de outubro de 2020
Exibir tudo

Nutrologia médica e nutrologia esportiva: conheça diferenças e benefícios

Nutrologia médica e nutrologia esportiva: conheça diferenças e benefícios

Nutrologia médica e nutrologia esportiva: conheça diferenças e benefícios
A Nutrologia é a especialidade médica responsável por pesquisar, analisar e estudar os impactos provocados pela ingestão dos nutrientes. Desta forma, o nutrólogo é o profissional indicado para avaliar tanto benefícios quanto malefícios provocados pela alimentação.

Mas você conhece as diferenças entre a nutrologia médica e a nutrologia esportiva? Você vai conhecê-las abaixo, bem como os benefícios destas especialidades que tratam os diferentes distúrbios desencadeados pela falta ou pelo excesso de nutrientes.

O que é a nutrologia médica?

Esta especialidade  é responsável pela manutenção da saúde e pela redução do risco de doenças. Sendo assim, o profissional busca identificar erros alimentares ou hábitos de vida que podem estar prejudicando o quadro nutricional do paciente.

Esta área também abrange o diagnóstico e o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso de nutrientes. Além disso, a nutrologia médica também estuda os desequilíbrios metabólicos e suas consequências clínicas e funcionais.

Como resultado, a especialidade colabora para a longevidade do paciente através de uma melhora na qualidade de vida e da saúde. Isso acontece porque a análise do estado nutricional do paciente permite a compreensão de diversas doenças, como obesidade, hipertensão arterial e diabetes mellitus.

O que é a nutrologia esportiva?

Esta área une os conhecimentos da nutrologia aos da medicina esportiva. Uma das aplicações, por exemplo, relaciona o tipo de trabalho muscular e a necessidade nutricional individual para alcançar o rendimento físico pleno. Para isso, considera-se a quantidade ideal e a adequação de cada organismo a determinado nutriente.

O intuito desta especialidade é orientar esportistas e praticantes de atividades físicas a adotar hábitos alimentares saudáveis. Isso se faz necessário porque, ultimamente, tem-se observado que são praticadas dietas sem fundamento científico. Incluir ou eliminar alimentos sem um conhecimento prévio, sem conhecer a necessidade de um organismo, é altamente prejudicial à saúde. Além disso, a prática pode causar danos sérios a atletas e esportistas, que podem ter seu desempenho lesado.

Quais são os benefícios da nutrologia médica e da nutrologia esportiva?

Estes profissionais têm como objetivo promover a saúde do seu organismo. Para isso, eles sugerem meios para alcançar o equilíbrio nutricional do seu organismo através da adoção de bons hábitos alimentares. Além disso, um acompanhamento médico personalizado pode ser composto por outros profissionais, como nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos. Estes e outros especialistas podem formar uma boa base para atletas de elite, esportistas e praticantes de atividades físicas.

Para saber mais sobre a nutrologia médica e a nutrologia esportiva, entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta e apta para ajudar você a alcançar seus objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
1
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?
Envie uma mensagem aqui e te responderemos o mais breve possível.