CONHEÇA OS MELHORES SUPLEMENTOS PARA OS TREINOS DE MUSCULAÇÃO
18 de abril de 2021
ESTUDO MOSTRA QUE ATIVIDADE FÍSICA REGULAR DIMINUI RISCOS DE CASOS GRAVES DE COVID
25 de abril de 2021

QUANTO TEMPO ESPERAR PARA RETORNAR ÀS ATIVIDADES FÍSICAS APÓS PEGAR COVID-19

Em meio a uma infecção causada pela Covid-19 alguns órgãos podem ser comprometidos, como o pulmão e o coração. Neste sentido, após a alta médica, pacientes tendem a questionar qual a maneira ideal e o tempo necessário de descanso e reabilitação para conseguir voltar a realizar exercícios físicos normalmente.

QUANTO TEMPO APÓS RECUPERADO PODE-SE VOLTAR ÀS ATIVIDADES FÍSICAS?

A Covid tem sequelas e efeitos que são dependentes de vários fatores, como a presença ou não de comorbidades, a idade da pessoa e se ela tinha um histórico de práticas físicas ou não. Dependendo desses fatores, a licitação para atividades é diferente, visto que algumas pessoas, mesmo sem apresentar mais o quadro viral, ainda apresentam sequelas: problemas motores, pulmonares e cardíacos. Mas, em média, após 45 dias da infecção, a pessoa pode retomar os exercícios físicos.

QUAIS OS RISCOS DE RETORNAR ANTES DESSE PERÍODO?

A algumas pessoas, mesmo assintomáticas, o vírus já mostrou que pode se manifestar em outros órgãos que não o pulmão. A preocupação inicial era com o pulmão, mas a Covid mostrou sequelas cardíacas e encefálicas também.

Em virtude disso, algumas associações recomendam que, antes de retornar aos treinos, o paciente faça alguns exames cardíacos. Me refiro às sequelas cardíacas, porque as neurológicas, normalmente, são visíveis: dificuldade motora, de falar, se locomover e ausência de paladar.

COMO DEVE SER O PROCESSO DE RETOMADA?

A recomendação é procurar profissionais capacitados e um local adequado. No âmbito do profissional, é necessário que ele faça uma anamnese para avaliar os riscos e como a Covid se manifestou naquele paciente. Além disso, é recomendável fazer exames preventivos também, como um cardíaco.

QUAIS OS EXERCÍCIOS MAIS INDICADOS? OS AERÓBICOS?

Pelo menos no início das atividades, é bom evitar exercícios intensos. A intensidade não é atrelada a um exercício específico. Então, essa recomendação é no sentido de que, independente da modalidade, seja uma modalidade contínua, que a pessoa não precise parar a atividade para descansar e retomar, deve ser uma que ela consiga fazer continuamente. Pode ser musculação, corrida, caminhada, desde que seja em intensidade baixa.

O PACIENTE COM SEQUELAS PODE INICIAR UMA ATIVIDADE FÍSICA?

Provavelmente, o processo inflamatório estará agravado. Ele pode fazer a atividade, mas adaptada conforme sua situação. Por isso é necessário a avaliação e procurar um profissional habilitado para a prescrição.