Saiba como a Nutrologia pode contribuir com a Nutrição
12 de maio de 2020
Exibir tudo

Saiba mais sobre o nutrólogo, o médico dos nutrientes

Você já ouviu falar no termo “nutrólogo”? Se sim, sabe o que este profissional, também chamado de “médico dos nutrientes”, faz? Esta pode ser a dúvida de muitas pessoas, já que esta especialidade é facilmente confundida com a de nutricionistas. Apesar de ambos trabalharem a questão da alimentação, as profissões são bem diferentes.

 

Nutrição x Nutrologia

A primeira é a faculdade cursada por nutricionistas. Já a segunda é a especialização escolhida por alguns profissionais graduados em Medicina. No entanto, apesar destas atividades serem complementares, a diferença vai além do nome.

O nutricionista estuda a ciência da nutrição e pode planejar cardápios e dietas alimentares que atendam às necessidades de cada paciente. Assim, a proposta de uma alimentação equilibrada e específica pode ajudar a ganhar peso, emagrecer ou desenvolver massa muscular. Este profissional também auxilia a mudança de hábitos alimentares visando uma dieta saudável. 

 

O que faz o nutrólogo, afinal?

A Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) entende que a Nutrologia é a especialidade médica que estuda, pesquisa e avalia os impactos da ingestão dos nutrientes. Sendo assim, o nutrólogo avalia os benefícios e os malefícios causados pela alimentação, tratando os diferentes distúrbios dos nutrientes.

Para definir as medidas a serem tomadas por cada paciente, o profissional analisa a condição nutricional deste e obtém o diagnóstico correto. A partir disso, é definido o tratamento ideal para a melhora da saúde, o combate e a prevenção de doenças. Sendo assim, o nutrólogo é um profissional com visão ampla da saúde, relacionando a nutrição à áreas como cardiologia, ortopedia e oncologia. 

 

Quando devo procurar um nutrólogo?

Mais do que ajudar o paciente a engordar ou emagrecer, o nutrólogo irá traçar seu perfil nutricional. Assim, poderá identificar como seu organismo lida com os alimentos e indica-lo para um nutricionista. Este profissional, então, irá ajudar a repor qualquer nutriente faltante e promover o equilíbrio nutricional do organismo. Profissionais como fisioterapeutas e psicólogos também podem ser indicados. Também cabe ao nutrólogo medicar o paciente e diagnosticar doenças como obesidade, diabetes mellitus, hipertensão arterial, osteoporose e anorexia nervosa. 

O nutrólogo atende pacientes de diversas faixas etárias, desde pessoas clinicamente saudáveis a portadoras de patologias como doenças crônicas. Atualmente, o profissional é conhecido por atuar juntamente a atletas e praticante de esportes. Isso acontece porque estas pessoas necessitam de energia e força para atingir seus objetivos. A melhor forma de obter bons resultados é equilibrando os nutrientes nestes organismos, sejam atletas profissionais ou amadores.

Sendo assim, as principais atividades de um nutrólogo são:

  • Atuar em hospitais, Secretarias de Saúde e na indústria farmacêutica;
  • Definir quanto de proteínas ou vitaminas devem ser ingeridas por cada paciente;
  • Equilibrar a quantidade de nutrientes no organismo, solucionando tanto a carência quanto o excesso destes e
  • Prescrever medicamentos e dietas que solucionem doenças e disfunções alimentares.

 

Nutrólogos e nutricionistas são profissionais que visam a saúde do seu organismo, promovendo equilíbrio nutricional e bons hábitos alimentares. Quer saber como podemos te ajudar? Entre em contato conosco, marque sua consulta e tire suas dúvidas!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?
Envie uma mensagem aqui e te responderemos o mais breve possível.
Powered by