Saiba quais casos requerem suplementação proteica
Saiba quais casos requerem suplementação proteica
23 de setembro de 2020
BCAA: o que é e para que serve?
BCAA: o que é e para que serve?
7 de outubro de 2020
Exibir tudo

Saiba mais sobre os esteroides anabolizantes

Saiba mais sobre os esteroides anabolizantes

Chamamos de anabolizantes aqueles medicamentos que tratam ou previnem alterações relacionadas a hormônios como a testosterona ou do crescimento (GH). Estes esteroides consistem em substâncias fabricadas pela indústria farmacêutica e, portanto, sintéticas.

Os esteroides anabolizantes são vendidos em farmácias de acordo com a receita médica e seu uso pode ser benéfico para muitas pessoas. No entanto, é indicado buscar aconselhamento médico, uma vez que seus efeitos podem ser indesejados.

Como os esteroides anabolizantes são utilizados?

O uso inicial destes produtos visava resolver problemas na produção de testosterona. Além disso, casos de atrofias musculares e doenças como o câncer também eram tratados desta forma.

Com o passar do tempo, notou-se que o uso de esteroides anabolizantes melhorava o aspecto físico e o desempenho esportivo. Isso acontece porque os esteroides aumentam tanto a massa muscular quanto o desempenho e a força. Assim, eles passaram a ser consumidos por atletas e esportistas a fim de melhorar sua performance. No entanto, a prática passou a ser proibida e a caracterizar doping pela Agência Mundial Antidoping.

É possível utilizar esteroides anabolizantes para ganhar massa muscular de maneira saudável?

Sim, desde que seu consumo seja realizado sob e conforme orientação médica. É preciso ter em mente que os esteroides anabolizantes são prejudiciais quando utilizados sem esta orientação ou de forma irregular.

Quais são os efeitos do consumo de esteroides anabolizantes sem orientação médica?

Nestes casos, são comuns complicações como hipertensão, doenças cardíacas e danos ao fígado ou ao rim. Aumento da agressividade ou da acne também é relatado. Em organismos masculinos podem ocorrer infertilidade e desenvolvimento das mamas. Nos femininos, há relatos de engrossamento da voz, queda de cabelo, alterações irregulares no ciclo menstrual e aumento dos pelos.

Estudos indicam aumento dos riscos de desenvolver câncer, uma vez que o excesso de determinados hormônios pode estimular a multiplicação das células. Caso haja predisposição genética à doença, os esteroides anabolizantes podem atuar como aceleradores do processo.

Quem pode utilizar esteroides anabolizantes?

A indicação do uso destes produtos deve ser dada por profissionais especializados. De forma geral, os pacientes são aqueles que possuem alguma deficiência na produção de hormônios. Conforme o quadro geral do paciente, os esteroides anabolizantes também podem ser indicados para desenvolvimento da massa muscular.

Uma vez que não existe uma fórmula padrão aplicável a todos os organismos, é necessário haver avaliações clínicas e realização de exames. Assim, o profissional habilitado poderá descartar possíveis incompatibilidades com tais substâncias.

No entanto, apenas o uso de esteroides anabolizantes não garante a hipertrofia muscular. Este é um processo que requer a manutenção de uma dieta balanceada e de uma rotina de exercícios físicos. Consulte seu médico de confiança e tire suas dúvidas sobre o assunto. Desta forma, você poderá alcançar seus objetivos sem abrir mão da sua saúde e do seu bem-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
1
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?
Envie uma mensagem aqui e te responderemos o mais breve possível.