Saiba mais sobre o nutrólogo, o médico dos nutrientes
16 de junho de 2020
Saiba mais sobre os esteroides anabolizantes
Saiba mais sobre os esteroides anabolizantes
30 de setembro de 2020
Exibir tudo

Saiba quais casos requerem suplementação proteica

Saiba quais casos requerem suplementação proteica

As proteínas são nutrientes essenciais à saúde e ao bom funcionamento do organismo, estando presentes em órgãos, músculos e tendões. É comum que atletas e praticantes de esporte consumam mais fontes de proteínas a fim de desenvolver ou aumentar a massa muscular. Mas você já ouviu falar em suplementação proteica?

Ela é recomendada para aqueles que não estão conseguindo consumir ou absorver a quantidade ou a qualidade ideal de proteínas. Nesses casos, a suplementação proteica pode trazer uma série de benefícios quando prescrita por um profissional qualificado.

Como a suplementação proteica beneficia o organismo?

Os suplementos proteicos são fontes de energia e ajudam o desenvolvimento de massa muscular, colaborando para o crescimento do músculo. Além disso, apura o metabolismo, aumenta a resistência física e facilita a recuperação de lesões e feridas. A recuperação muscular após a prática de exercícios físicos também é melhorada.

A ingestão adequada de proteínas melhora a saúde dos cabelos e da pele e estimula o equilíbrio hormonal. Com o tratamento, pode-se observar o bom funcionamento do sistema nervoso e o aumento de energia e de disposição para a realização das atividades diárias. Outros benefícios incluem controle da pressão arterial, redução dos níveis de colesterol e aumento da imunidade.

Suplementação proteica: todas as proteínas são iguais?

Não. As proteínas são formadas por aminoácidos e existem 20 destes disponíveis, sendo classificados em essenciais e não essenciais. Os essenciais não são produzidos no nosso corpo, devendo ser absorvidos através da alimentação. São estes que participam da síntese muscular e, entre eles, estão os aminoácidos leucina, valina e isoleucina.

Sendo assim, a função das proteínas no organismo é definida conforme a combinação destes 20 aminoácidos. Por isso, as proteínas possuem finalidades distintas, como reguladora, de defesa, estrutural ou de transporte. Isto faz com que o aconselhamento médico seja essencial antes de dar início à suplementação proteica.

Quem deve se submeter à suplementação proteica?

De forma geral, praticantes de atividade física, crianças e idosos são os que mais precisam prestar atenção ao consumo ideal de proteínas. Aqueles que querem perder peso, vegetarianos, veganos e pacientes em recuperação também podem receber indicação para a suplementação proteica.

No entanto, as necessidades proteicas variam de um organismo para o outro. Além disso, nosso corpo necessita de quantidades diferentes de proteína conforme a fase da vida. Por isso é de extrema importância buscar aconselhamento médico especializado a fim de receber a orientação necessária sobre suplementação proteica. O profissional poderá estabelecer suas necessidades nutricionais mínimas e definir as recomendações nutricionais diárias com base nos seus objetivos.

Com a estratégia alimentar individual traçada para cada paciente, é possível passar por todo o tratamento mantendo sua saúde e segurança. Fale conosco e saiba mais sobre a suplementação proteica.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Open chat
1
Olá, tudo bem?
Como podemos ajudar?
Envie uma mensagem aqui e te responderemos o mais breve possível.