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Saiba quais são os alimentos mais indicados para hipertrofia.

A hipertrofia consiste no aumento do tamanho dos músculos e pode ser alcançada através de treino, descanso e alimentação. O trio também pode ser combinado ao uso de hormônios. Algumas das consequências da hipertrofia é a redução da gordura corporal e a melhora da circulação sanguínea. Além disso, também há proteção das articulações e aumento da disposição e da resistência.

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Quais são os alimentos mais indicados para hipertrofia?

Uma alimentação adequada para este fim costuma possuir uma grande variedade de alimentos ricos em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais.  A proteína é necessária para promover a construção muscular, enquanto os carboidratos geram energia. As gorduras estimulam a produção de hormônios e vitaminas e minerais são essenciais para o funcionamento do organismo.

Como fonte de proteínas, invista em peito de frango, ovos, peixe, queijos e carne vermelha. A carne de frango é uma das melhores opções devido ao seu conteúdo nutricional e preço baixo. Ovos inteiros também possuem uma ótima composição nutricional, sendo chamados de multivitamínico natural. Além de proteínas, peixes também são ricos em Ômega-3. Queijos são facilmente encaixados no café da manhã e nos lanches, sendo uma opção viável de fonte de proteína. Os cortes magros de carne vermelha fornecem boas quantidades de proteína e nutrientes essenciais como creatina, ferro, zinco e vitaminas do complexo B. Este tipo de carne também possui aminoácidos, que ajudam a construir a massa muscular. 

Como fonte de carboidratos, a batata doce é uma das queridinhas do momento. Ela possui baixo índice glicêmico e é uma fonte barata, versátil e fácil de preparar. O arroz integral também é uma opção, pois é rico em vitaminas, fibras e minerais. A aveia fornece não só proteínas como carboidratos e fibras, podendo ser ingerida com shakes ou nas refeições.

Alguns alimentos podem fornecer o que chamamos de gorduras boas. Entre eles estão as oleaginosas e o óleo de oliva extravirgem. Castanhas, nozes e amêndoas fornecem energia, vitaminas, minerais, proteínas e gorduras, podendo ser ingeridas entre as refeições. O amendoim, em especial, pode ser consumido sob a forma de manteiga ou pasta. Sem adição de açúcar, é uma opção saudável e rica em calorias, nutrientes e proteínas. Já o óleo de oliva extravirgem possui gordura monoinsaturada, vitamina E, K e antioxidantes poderosos, podendo ser utilizado como tempero.

Dentro deste painel, podemos criar cardápios semanais variados utilizando os alimentos mais indicados para hipertrofia. Assim, fazer dieta não significa optar por comidas insossas e a alimentação pode continuar sendo uma fonte de satisfação e prazer.

É preciso ter em mente que o desenvolvimento da hipertrofia muscular também está relacionado ao treinamento físico. A musculação é o método mais popular, indicado e seguro para obter massa magra e melhorar o desempenho muscular. No entanto, cada organismo possui necessidades diferentes e responde de modo único aos estímulos recebidos, como exercícios e alimentação. Consulte um profissional especializado e saiba, no seu caso, quais são os exercícios e os alimentos mais indicados para hipertrofia.

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