Dicas infalíveis para emagrecer e perder a barriga
30 de abril de 2018
Hipertrofia na terceira idade
4 de junho de 2018

Treinamento oclusivo: tire suas dúvidas sobre o método

O treinamento oclusivo consiste em técnicas de fortalecimento e hipertrofia que não fazem uso de grandes sobrecargas. Ele também é conhecido como treinamento de força com oclusão vascular ou de força de baixa intensidade com restrição parcial ao fluxo sanguíneo.

Como funciona o treinamento oclusivo?

As técnicas utilizam faixas elásticas, garrotes ou torniquetes que permitem a oclusão proximal do membro a ser treinado. Esses artifícios dificultam a circulação sanguínea e, consequentemente, o retorno venoso para o membro. Isso provoca o acúmulo de sangue nos vasos sanguíneos e leva à hipertrofia muscular. Em seguida, ocorrem os exercícios, sejam terrestres ou na água.

Estudos acerca deste modelo ainda se fazem necessários, mas a restrição ao fluxo sanguíneo gera estresse metabólico satisfatório para atingir os objetivos. Por permitir um treinamento com cargas mais baixas, este método diminui a ocorrência de danos musculares e auxilia na recuperação de lesões.

O método prevê que a pressão sobre a musculatura a ser treinada pode ser total ou parcial. Este valor costuma ser maior para membros inferiores devido ao tamanho dos músculos em comparação aos membros superiores.

Quem iniciou este trabalho?

Este método, conhecido como Kaatsu training, surgiu nos anos 1960, popularizando-se no Japão nas décadas seguintes. A técnica foi criada pelo Dr. Yoshiaki Sato. Após sofrer uma lesão em seu joelho, Sato aplicou seus conhecimentos em si mesmo, alterando algumas vezes a proposta inicial. Sato repetiu o experimento até definir o local correto de aplicação da pressão. Mais precisamente em 1967, ele determinou os parâmetros ideais para o método, surpreendendo os médicos com os resultados. Desde então, o Kaatsu training é visto como uma opção de tratamento e treinamento para aqueles que possuem contraindicação ao aumento da sobrecarga.

Quem pode se beneficiar?

O treinamento é indicado para todos homens e mulheres, jovens, adultos e idosos. Ele torna possível que pessoas que apresentam problemas clínicos, reumáticos ou ortopédicos obtenham resultados efetivos. Pacientes hipertensos, em pós-operatório ou reabilitação também podem praticar o Kaatsu training, assim como indivíduos saudáveis.

Devido à pressão causada pelo material, o Kaatsu training não é indicado para pessoas com fragilidade vascular, como varizes e equimoses. Pessoas sedentárias também não devem começar a praticar atividades físicas através do método.

O método deve ser praticado sob orientação de um profissional capacitado e a frequência depende da orientação médica. O uso indevido da técnica pode causar hemorragia subcutânea, dormência, hipoglicemia, trombose venosa e embolia pulmonar. Para saber mais sobre o Kaatsu training, procure aconselhamento médico. O profissional irá avaliar seu caso e indicar o melhor método de treinamento para suas condições individuais, evitando complicações que ponham em risco sua saúde.